quinta-feira, 6 de junho de 2013

Identifiquei-me muito com os depoimentos de Marilena Chauí, Rubem Alves, Newton Mesquita e Gilberto Gil.Como disse a professora Marilena "...Ler, acredito é uma das experiências mais radiosas de nossa vida,pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro.", quando estou lendo faço reflexões sobre o que penso daquela leitura se concordo ou discordo de alguma colocação do autor e nessa diálogo viajo nos meus pensamentos que me levam a outros novos pensamentos que vão dando sentido às coisas que vivo ou já vivi.Gostei do depoimento de Rubem Alves quando disse "A literatura é um processo de transformações alquímicas." Alguns estudiosos  acreditam que a ideia de transformação ou transmutação  está ligada à metáfora de mudança de consciência, a pedra seria a mente "ignorante", que é transformada em "ouro", ou seja, a sabedoria.Muito pertinente esse ponto de vista do autor é como se fôssemos lapidados ou moldados a partir das leituras que fazemos.O depoimento que Newton Mesquita fez a comparação do texto com a pintura e que traz uma sensação de que aquela imagem sempre esteve dentro de você é bem interessante como ele disse toca sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte da sua vida. A leitura proporciona essa fantasia maravilhosa de viajar sem sair do lugar é bom demais, o que Giberto Gil disse da importância de ser alfabetizado pela avó e a maneira contagiante de ensiná-lo a ler  apresentando alguns livros épicos,Monteiro Lobato ...,na cozinha, na dispensa da casa, saboreando juntamente com os aromas da comida e estudando, isso o ajudou muito para que gostasse de ler com prazer.Minha mãe tinha o hábito  de nos alfabetizar antes de entrarmos na escola, tinha orgulho de contar no primeiro dia de aula para  minha professora  e dos meus irmãos que já sabíamos ler.Como era gostoso aprender com minha mãe,  pegava na minha mão e ensinava a ler e escrever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário