quinta-feira, 6 de junho de 2013

Relato de minha experiência com a leitura e escrita na escola. Posteriormente, sugestões de leitura e experiências como educadora; todas relacionadas no fórum sobre "Leitura e Escrita" do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino". 

"Resposta 2: Como já expus no fórum do módulo 1, tive experiências com a leitura antes mesmo da escola. Não me lembro ao certo, quando tive contato com os livros clássicos na escola; tenho lembranças do período da 1ª a 4ª série, das pequenas poesias principalmente com rimas, e das fábulas que trabalhavam os valores, que sempre tinham a “moral da história”. Estudei no SESI e usei a cartilha “Vamos Sorrir”, mas conhecia a famosa “Caminho Suave”. Tenho uma vizinha que foi professora do antigo primário e arrumou uma para mim; me lembro que fiquei tão feliz! Brincava muito de escolinha, eu era a professora e tinha meus alunos imaginários. Ora eu era aluna também, e aproveitava para fazer as atividades da cartilha. Eu adorava!

Resposta 3: Olá Maria de Fátima, tudo bem? Trabalho na biblioteca da EE “Abrão Benjamim”, como readaptada desde 2007. Quando fui para lá, comecei o trabalho de cadastrar todo nosso acervo (atualmente cerca de 8.000 exemplares), no computador em um programa para bibliotecas. O que me deixou mais feliz, além da qualidade e diversidade do acervo, foi ver o interesse e a procura dos livros pelos alunos; vendo que mesmo com toda a tecnologia existente, os livros ainda fazem parte do imaginário das crianças e adolescentes de hoje, propiciando descobertas e aventuras. A procura maior é no período da manhã. São 13 salas ao todo, bem frequentadas, do 6º ano até 3º E.M. E praticamente todas as turmas têm seus leitores assíduos. Para se ter uma ideia, neste ano, do dia 27 de fevereiro até agora (29 de maio), já foram emprestados cerca de 431 títulos! Não é compensador?!

Resposta 4: Oi Lúcia, tudo bem? Como postado anteriormente no fórum módulo 1 sobre “Leitura e escrita em todas as áreas”, comentei da minha emoção diante das produções dos alunos na apresentação aos pais em “Um dia na escola do meu filho”, e sobre o projeto de estímulo à leitura realizado não só pela professora de Português, mas com o apoio de professoras de outras áreas, como por exemplo, História. E por coincidência, já que o projeto teve início antes mesmo de se fazer saber aos colegas, que uma das propostas do curso é exatamente esta, de todos abraçarem a causa. Foram montadas caixas divididas do 6º ao 9º ano compostas em média por 30 títulos cada uma, que evidentemente serão trocados após um período de tempo. Sobre a sua ideia de aproveitar nosso “aluno leitor” para servir de estímulo ao colega que não tem o hábito (sua função seria de apresentar e leva-lo ao mundo da leitura),  é realmente interessante. Irei conversar com meus colegas para ver quais as sugestões, montar os planos e colocá-los em prática. Abraço e obrigada.

Resposta 5: Olá Vanessa, tudo bem? Concordo com seu pensamento do último parágrafo e envio a você e aos demais colegas, dois arquivos que salvei do Facebook e que achei pertinente aqui. Para nós professores não deve ser novidade, mas que sirva de estímulo e objetivos a atingirmos com nossos alunos; este é o nosso papel, conscientizar da importância e fazê-los ter o gosto pela leitura e produção escrita. Um abraço.


Resposta 6: Olá Lúcia, tudo bem? Retificando minha resposta do projeto de leitura em minha escola. As caixas de leitura são compostas por 40 títulos de gêneros variados. Há 2 (dois) projetos: o encabeçado pela professora de Português, que se chama “Ler é uma Aventura”; e das demais disciplinas, “Roda de Leitura”.

Resposta 7: Aqui vai algumas das minhas sugestões de leitura para o Ensino Fundamental:
·        “Histórias Pescadas” (vol. 2),  Ed. Moderna
·        “Ponto por Ponto Costura Pronta”, Lúcia Pimentel Góes, Ed. Evoluir
·        “Mano Descobre o Amor”, Heloísa Pietro e Gilbert Dimenstein, Ed. Senac
·        “Entre neste livro ( a constituição para crianças), Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Ed. Ática
·         “Noções de Coisas”, Darcy Ribeiro, Ed. FTD
·         “Na Onda dos Versos – Poesias”, Ed. Ática
·        “Viver é uma grande aventura”, Giselda Laporta Nicolelis
·        “Palavras de Encantamento (Poesias)”; Elias José, Olavo Bilac e outros; Ed. Moderna
·        “Pode me Beijar”, Ivan Angelo, Ed. Ática
·        “Volta ao Mundo em 52 Histórias”, Neil Philip, Ed. Companhia das Letrinhas

Resposta 8: Olá Ana Maria, tudo bem? Reiterando sua indicação, e,   ratificando a afirmação da Lúcia Helena sobre os alunos gostarem de terror, verdade! E dando minha contribuição, aqui vai a dica da Coleção Veredas da Ed. Moderna “Sete Faces”. Alguns títulos: “Sete faces do Sobrenatural”; “Sete Faces do Terror”; “Sete Faces do Crime”; “Sete Faces da Ficção Científica”; entre outros assuntos que irão interessá-los, pois fazem parte do seu imaginário, do seu universo, como: “Sete Faces do Amor”; “Sete Faces da Mulher”, “Sete Faces da Primeira Vez”, “Sete faces do Destino”, entre outros." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário